Eu li em algum lugar que o mundo nunca mais será o mesmo depois desta pandemia. Concordo… e nós também não!!

 

Desde o nascimento de minha filha, a limitação física requer algumas adaptações e muita criatividade para viabilizar nossa interação. Meu computador, que é devidamente adaptado, sempre foi um importante aliado nesta questão. Não demorou muito para percebermos que eu poderia utilizá-lo para dinamizar minha presença ao lado dela. Exemplo: visto que não consigo mais segurar um livro, utilizei – e ainda utilizo – slides e e-books para lhe contar histórias.

Certo dia, a sapeca percebeu que aquele “brinquedo” instalado na sala era mais legal do que ela imaginava, pois possuía muitos outros atrativos. Isso aconteceu quando ela descobriu que, ao movimentar o mouse e bater no teclado, acontecia alguma coisa na tela. No início da fase de sua alfabetização, procurei ensiná-la a explorar outros recursos e possibilidades, às vezes como diversão, às vezes como ferramenta de aprendizagem.

8484 1014249475262425 7325302592167619016 n - FRAGMENTOS DA QUARENTENA - EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA AGORA FAZ PARTE DE NOSSA ROTINA

Hoje, Lavínia está colhendo os frutos daquele contato precoce com a informática e a internet, pois, devido a quarentena, ela está acessando os conteúdos escolares através de plataformas digitais e está tendo um ótimo desempenho, bem como uma distinta facilidade para realizar as atividades disponibilizadas virtualmente.

Os alunos do Colégio Villa Lobos / Poliedro (Amparo/SP) não interromperam o ritmo de aprendizado, graças ao empenho e o profissionalismo de uma equipe que não para de trabalhar. Eu e Elis, como pai e mãe, manifestamos nosso respeito e gratidão aos mantenedores e profissionais desta notável instituição de ensino, em especial aos professores, que, apesar dos desafios, das privações e dos temores trazidos pela pandemia, continuam cumprindo a missão de ENSINAR!

Ultimamente, para nós têm sido uma rotina interessante e agradável “recebê-los” todas as tardes em nossa casa. Durante as aulas ‘on line’, eu fico o tempo todo observando e esforçando-me para não interferir, enquanto mamãe cuida dos afazeres domésticos – ou dá uma pausa para um merecido descanso. Até o vovô, quando passa diante do computador, dá uma paradinha para ver as ‘lives’, que viraram uma atração diária.

20200324 155217 scaled - FRAGMENTOS DA QUARENTENA - EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA AGORA FAZ PARTE DE NOSSA ROTINA

Não hesito em dizer que esses momentos têm preenchido nossos corações de alegria, não somente pelo carinho e ensinamentos transmitidos à nossa filha, mas também pelas explicações didáticas a respeito da atual situação. Nós recebemos estas orientações como expressões de empatia e isso ajuda a criança a atravessar esse difícil período, facilita seu entendimento e a tranquiliza ao mesmo tempo, contribuindo positivamente para sua saúde emocional, que é fundamental agora!

Para minha família, esta vivência atípica será um dos principais legados deste distanciamento social. Quando ele passar (e vai passar), olharemos para trás e o compreenderemos como um grande aprendizado e uma experiência transformadora.

(Clique na foto abaixo e saiba mais sobre o Colégio Villa Lobos)

Capa Nossas Unidades Amparo scaled - FRAGMENTOS DA QUARENTENA - EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA AGORA FAZ PARTE DE NOSSA ROTINA

Home

COMENTÁRIOS




Pai de Rodinhas
A vida é da cor que a gente a pinta.