Se eu ainda pintasse quadros, minha última obra de 2020 seria uma enorme e suculenta maçã, disposta bem no centro da tela. Como não é possível, me utilizarei da escrita para manifestar minhas impressões a respeito desta bela e deliciosa fruta. Ela servirá de arquétipo para idealizar o novo ano, com a esperança de que ele seja igualmente belo e fascinante, mesmo com as incertezas que persistem em pairar no ar!

Eu e a maca scaled - EU QUERO UM 2021 CHEIO DE “MAÇÃS”!

Então, vamos lá… Mas antes, não me pergunte: “Por que a maçã?”.

Afinal, inspiração não tem explicação!

——-<>——-<>——-<>——-

A maçã é uma fruta muito simbólica e está presente na história humana desde os tempos primórdios. Desde Adão até Raulzito.

Lucas Cranach scaled - EU QUERO UM 2021 CHEIO DE “MAÇÃS”!

Na Bíblia, ela é apresentada como símbolo do pecado e da tentação. Após Adão e Eva terem desobedecido a Deus, saboreando o fruto da “Árvore do Conhecimento” (ou seja, uma maçã), o casal foi imediatamente expulso do Paraíso para vivenciarem a existência terrena. Enquanto a serpente ‘rachava o bico’, pois foi ela quem os convenceu a contrariarem o Criador.

Gustaf Tenggren scaled - EU QUERO UM 2021 CHEIO DE “MAÇÃS”!Depois foi a vez de Branca de Neve: A bela mocinha, fascinada pelo apetitoso fruto ofertado pela bruxa, acabou mordendo-a e caindo em sono profundo. Nesse caso, a maçã está associada à tentação, aos desejos mundanos e à materialidade… assim como na Bíblia.

Na Mitologia Grega, a fruta está ligada à “Árvore da Vida” do Jardim das Hespérides, a Morada das Ninfas, onde Hércules colheu 3 maçãs de ouro.

Frederic Leighton scaled - EU QUERO UM 2021 CHEIO DE “MAÇÃS”!

Para os antigos gregos, a maçã era relacionada à Afrodite, a deusa do amor, da beleza e da sensualidade. Uma prova disso está em seu centro, uma vez que, quando a partimos ao meio – na vertical – encontramos uma imagem similar ao órgão sexual feminino… sendo mais explícito, uma vulva. (Você sabe o que uma vulva, né?).

Inclusive, na Idade Média, a maçã era muito usada na arte, justamente para representar a fertilidade, a sensualidade e a feminilidade. Anna Lea Merritt - EU QUERO UM 2021 CHEIO DE “MAÇÃS”!

E você já ouviu falar do Pentagrama da Maçã? Nem eu! Descobri durante a pesquisa que fiz para criar esse texto. Quando cortamos esta fruta ao meio – agora na horizontal – vemos em seu núcleo o formato de um símbolo místico: uma estrela de 5 pontas, cujo sentido esotérico tem relação com a sabedoria, o conhecimento e a autorrealização.

C Horizontal scaled - EU QUERO UM 2021 CHEIO DE “MAÇÃS”!

C Vertical - EU QUERO UM 2021 CHEIO DE “MAÇÃS”!

Sue Killingsworth - EU QUERO UM 2021 CHEIO DE “MAÇÃS”!

 

 

Talvez seja por isso que também a encontramos no contexto escolar, quando os alunos presenteiam os professores com maçãs, ao chegarem na sala de aula. Uma cena comum no cinema, na TV e nos quadrinhos. Ah! Esse costume tem origem numa tradição europeia do século XVI.

 

 

Coincidência ou não, a escolha da maçã (mordida) como logotipo da Apple – uma das maiores empresas de tecnologia do mundo – nos remete aos significados relacionados ao conhecimento, à sabedoria e à descoberta. Porém, o documentário “Steve Jobs: Como ele mudou o mundo” conta que a Apple foi criada durante uma reunião em um sítio repleto de macieiras. Por esse motivo, a fruta acabou virando inspiração para o nome e o logotipo da marca. (A tradução de ‘maçã’ para o inglês é ‘apple’).

Apple - EU QUERO UM 2021 CHEIO DE “MAÇÃS”!

Entre os povos Germânicos, a maçã era uma alegoria para a imortalidade, porque este fruto estava associado à Idun, a deusa da poesia e da eterna juventude, na Mitologia Nórdica.

James Doyle Penrose - EU QUERO UM 2021 CHEIO DE “MAÇÃS”!

Henry Walker - EU QUERO UM 2021 CHEIO DE “MAÇÃS”!Para os Celtas, a macieira representa a “Árvore do Outro Mundo” e seu fruto também era símbolo do conhecimento e da imortalidade, bem como da alta magia.

 

 

Robert Hannah - EU QUERO UM 2021 CHEIO DE “MAÇÃS”!

E quem não se lembra da maçã de Isaac Newton?! O famoso físico e matemático Inglês teria descoberto a Lei da Gravidade (ou a Lei da Atração Universal) enquanto descansava à sombra de uma macieira, quando, de repente, uma maçã caiu sobre a sua cabeça.

 

 

 

Kim scaled - EU QUERO UM 2021 CHEIO DE “MAÇÃS”!

 

 

 

 

 

 

E a “Maçã do Amor”?! Essas maçãs caramelizadas espetadas em palitos são comuns nas festas juninas Brasileiras, por retratar a união entre os apaixonados. É uma deliciosa guloseima conhecida no mundo inteiro como “Romantic Apple” e tem até um dia dedicado ao doce, chamado “The Sweet Apple Day“: 12 de janeiro.

 

 

 

E o que significa sonhar com maçãs? Depende do contexto do sonho, da realidade na qual a pessoa está vivendo e das características das maçãs. Vejamos alguns exemplos: Sonhar que está comendo uma maçã, refere-se ao medo de alguma tentação, preocupações com a vaidade, desejos intensos, amor e paixão ou um sinal de ideias e intuições brilhantes; já quem sonha que está plantando ou colhendo, representa também preocupações, medos ou desejos, mas, neste caso, em relação às ações e suas eventuais consequências.

Victor Bregeda - EU QUERO UM 2021 CHEIO DE “MAÇÃS”!

Pois é… Esta fruta é realmente fascinante, atraente e enigmática! E eu nem entrei no mérito de seus valores nutritivos como alimento. Portanto, devido a todas as suas atribuições, eu escolhi a maçã para simbolizar o desejo que, neste momento, desponta fortemente em mim:

QUE 2021 SEJA MARCADO POR UMA COLHEITA FÉRTIL DE MAÇÃS!

Se eu te amo e tu me amas, um amor a dois profana, o amor de todos os mortais. Porque quem gosta de maçã, irá gostar de todas, porque todas são iguais.”

COMENTÁRIOS




Pai de Rodinhas
A vida é da cor que a gente a pinta.